domingo, 25 de janeiro de 2009

Dra. NISE DA SILVEIRA


"A meta de todo tratamento psiquiátrico não pode mais continuar sendo a remoção de sintomas, porém a recuperação do indivíduo para a comunidade.
Um aspecto muito valorizado no sentido da reabilitação, é levar o doente a compreender a utilidade que terá para ele a prática das atividades expressivas com as quais se familiarizou durante o tratamento ocupacional, mesmo depois da alta.Os trabalhos rotineiros (domésticos, industriais, burocráticos), são canais demasiado estreitos para dar escoamento às possíveis reativações do inconsciente, freqüentes naqueles que passaram pela experiência psicótica.
Por isso dar forma à situação psíquica sob o impacto de emoções, pintar sonhos e fantasias, será medida preventiva indicada contra recaídas na condição psicótica. Nosso ateliê de pintura está sempre aberto aos egressos e constantemente verificamos quanto lhes são proveitosas as manhãs que aí passam.Nem sempre o objetivo do tratamento será necessariamente “aprender a levar uma vida convencional dentro dos padrões de ajustamento usados pela média dos chamados cidadãos sadios na nossa cultura” (Frieda Fromm-Reichmann). A oportunidade que o indivíduo teve quando doente, de descobrir as atividades expressivas e criadoras de ordinário tão pouco acessíveis à maioria, poderá abrir-lhe novas perspectivas de aceitação social através da expressão artística ou simplesmente (o que será muito) muni-lo de um meio ao qual poderá recorrer sozinho, para manter seu equilíbrio psíquico."

6 comentários:

Anônimo disse...

NÃO GOSTEI DO TEXTO POIS FALTA PALAVRAS QUE POBRE ENTENDE

ROSE disse...

GOSTEI MUITO PORQUE ENSINA BEM

Anônimo disse...

Dra. Nise nos relembra de quanto o amor faz milagres... Com o amor de sua alma,criou técnicas inovadoras para que todos os que estão no seu, no meu inconsciente, possam ser externalizados de forma organizada, com o devido acompanhamento psicoterapêutico,para que, uma vez elaborados, possam deixar um espaço livre dentro da gente para o resgate do amor da gente com a gente mesmo, facilitando a nossa própria aceitação e, por conseguinte, a das demais pessoas
do nosso universo afetivo. Dra. Nise salvou muitas, muitas vidas psíquicas...E, com seu jeitinho puro, inteligente e verdadeiro, nos relembra o respeito e a ombridade humanos, pelo que sou eternamente grata. Rosana.

Anônimo disse...

Com o perdão pela grafia, comlemento o comentário acima, acrescentando na 3ª linha, a palavra "conflitos": "...para que todos os conflitos que estão no seu, no meu inconsciente, possam ser externalizados..."
O meu muito obrigada.

DENILZA disse...

Sem de dúvidas esse é um dos melhores trabalhos psiquiatria do brasil , nise da Silveira ilumina de DEUS.

DENILZA disse...

Sem sombras de dúvidas esse é um dos melhores trabalhos psiquiatria do brasil , nise da Silveira ilumina de DEUS.