sábado, 7 de maio de 2011

CRAS

O CRAS é um serviço de Proteção Social Básica, que visa potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo os vínculos internos e externos, por meio do protagonismo dos seus membros e da oferta de um conjunto de serviços locais que oportunizam à convivência, à socialização e ao acolhimento em famílias cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, além de oferecer programas para a inclusão no mercado de trabalho.

Objetivos

Atuar com famílias e indivíduos em contexto comunitário;
Desenvolver o Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), e orientar para o convívio sócio-familiar;
Mapear e organizar a rede socioassistencial de proteção básica, articulando a rede de proteção social local;
Desenvolver ações intersetoriais;
Encaminhar a população para as demais políticas sociais.

O CRAS A PNAS 2004, define o CRAS como uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que deve referenciar um total de 5.000 famílias. Este executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços sócio-assistenciais locais da Política da Assistência Social, constituindo-se a porta de entrada dos usuários da rede de proteção básica do SUAS.

O guia de orientações técnicas para o CRAS, versão preliminar 2006, esclarece que o trabalho a ser realizado no CRAS tem que privilegiar a dimensão sócio-educativa na efetivação dos direitos relativos às seguranças sociais e deve provocar impacto na dimensão da subjetividade política dos usuários e na superação das condições de vulnerabilidade social e potencialidades de risco.

É evidente que por mais que o Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome lance guias de orientação para nortear os trabalhos dos técnicos envolvidos em tal centro, não exista um receita pronta para a realização destas atividades sócio-educativas. Neste sentido os técnicos que atuam no CRAS, psicólogos e assistentes sociais, devem estar reinventando e criando sempre novas formas de intervenções para a transformação social dos usuários que é a principal meta do serviço.

Nenhum comentário: