quarta-feira, 27 de agosto de 2008
O dia 27 de agosto é o dia do psicólogo. São 45 anos da regulamentação da profissão no Brasil ( aprovação da Lei 4.119). Nesta ocasião, o Conselho Federal de Psicologia se confraterniza com a categoria. Temos muito a comemorar: o fortalecimento das nossas entidades, a ampliação da inserção dos psicólogos na sociedade e a multiplicação de atores, expressando a diversidade da Psicologia. São muitas conquistas. Parabéns, psicólogo

Psicólogo... ...não adoece, somatiza. Psicólogo não estuda, sublima. Psicólogo não fofoca, transfere. Psicólogo não conversa, pontua. Psicólogo não fala, verbaliza. Psicólogo não transa, libera libido. Psicólogo não é indiscreto, é espontâneo. Psicólogo não dá vexame, surta. Psicólogo não tem idéias, tem insights. Psicólogo não resolve problemas, fecha gestalts. Psicólogo não pensa nisso, respira nisso. Psicólogo não muda de interesse, muda de figura e fundo. Psicólogo não come, internaliza. Psicólogo não pensa, abstrai. Psicólogo não é gente, é um estado de espírito.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Por Jan Hunt, Psicóloga Diretora do "The Natural Child Project”. Imagine por um instante que você está visitando um viveiro de plantas. Você percebe uma agitação lá fora e vai investigar. Você encontra um jovem assistente lutando contra uma roseira. Ele está tentado forçar as pétalas da rosa a se abrirem, e resmunga insatisfeito. Você lhe pergunta o quê está fazendo e ele explica: "meu chefe quer que todas essas rosas floresçam essa semana, então na semana passada eu cortei todas as precoces e hoje estou abrindo as atrasadas". Você protesta dizendo que cada rosa floresce a seu tempo, é absurdo tentar retardar ou apressar isso. Não importa quando a rosa vai desabrochar - uma rosa sempre desabrocha no momento mais oportuno para ela. Você olha novamente a rosa e percebe que ela está murchando, mas quando você o alerta, ele responde: "Ah, isso é mau, ela tem disdesabrochamento congênito. Vamos ter que chamar um especialista". Você diz: "Não, não! Foi você quem fez a rosa murchar! Você só precisaria satisfazer as exigências de água e luz da planta e deixar o resto por conta da natureza!" Você mal consegue acreditar no que está acontecendo. Por quê o chefe dele é tão mal informado e tem expectativas tão irreais em relação às rosas? Essa cena nunca teria se passado em um viveiro, é claro, mas acontece todo o dia em nossas escolas. Professores pressionados por um sistema seguem calendários oficiais que exigem que todas as crianças aprendam no mesmo ritmo e do mesmo jeito. No entanto, as crianças não diferem das rosas em seu desenvolvimento: elas nascem com a capacidade e o desejo de aprender, e aprendem em ritmos diferentes e de modos diferentes. Se formos capazes de satisfazer suas necessidades, proporcionar um ambiente seguro e propício e evitar nos intrometer com dúvidas, ansiedades e calendários arbitrários, aí então - como as rosas - as crianças irão desabrochar cada uma há seu tempo.
domingo, 10 de agosto de 2008
sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pois fica decretado, a partir de hoje, que terapeuta é gente também.Sofre e chora,ama e sente,e as vezes, precisa falar.O olhar atento, o ouvido aberto escutando a tristeza do outro quando as vezes, a tristeza maior está dentro do peito.Quanto a mim,fico triste e fico alegre e sinto raiva também.Sou de carne e sou de ossoe quero que você saiba isso de mim.E agora, que você sabe que eu sou gente, quer falar de você pra mim?Clara Feldman
quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A poluição do ar é resultado da emissão de gases tóxicos em geral, mais especificamente: combustão nos veículos, indústria, queima de lixo, incêndios, aerosóis, cigarros...
O Efeito Estufa (aumento da temperatura da Terra) têm sido aumentado pela emissão de gases tóxicos. Esses gases na atmosfera funcionam como os vidros de um carro fechado, permitem que a radiação solar entre, mas não permitem que o calor saia.
Muitas doenças estão relacionadas com este tipo de poluição (bronquite, asma, câncer de pulmão,...)
A destruição da camada de ozônio tem sido uma das grandes responsáveis pelo aumento dos casos de câncer de pele. O clorofluorcarbono (CFC), um gás amplamente utilizado pela indústria destrói esta camada, que filtra a radiação UV. O CFC é usado em sprays, ar condicionado, geladeiras,...
Mudanças climáticas globais têm aumentado o nível do mar alagando cidades costeiras e provocado seca em outras áreas.
A poluição do solo é causada pelo contato com ar ou água poluídos e principalmente por lixo e substâncias tóxicas jogadas diretamente sobre ele.
Até pequenos desmatamentos podem causar problemas seríssimos de erosão. A Mata Atlântica já perdeu 93% de sua área original, e essa destruição agora avança sobre o Cerrado e a Amazônia.
O uso inadequado da terra e práticas de agricultura impróprias (queimadas, desmatamentos,...) causam a desertificação , ausência de vegetação pelo empobrecimento dos solos.
LIXO
Um brasileiro produz em média 1 kg de lixo por dia!
Em 24 horas o Brasil produz, atualmente, 240 000 toneladas de lixo.
Cerca de 70% deste lixo fica a céu aberto nos lixões onde levará mais de 400 anos para ser decomposto e ainda produzirá o chorume (suco fedorento do lixo) que se infiltra na terra contaminando o lençol freático (camada de água subterrânea).
Menos de 1% do lixo é reciclado no Brasil.
ÁGUA
Você sabia ...
Que somente 1% da água do planeta está disponível para o consumo? 97% é salgada e 2% está nas geleiras.
Que cerca de 50% da água que vai para as grandes cidades é desperdiçada?
Torneira pingando = 46 litros/dia,
Filete contínuo = 480 litros/dia,
Aspersor de jardim = 16800 litros/dia.
O recomendado são 2000 litros de água/habitante/mês e em muitas cidades brasileiras este índice já não é alcançado, sendo necessário o racionamento.
Que a água é um recurso escasso e muito valioso?
A água que cai na terra nem sempre é limpa, a chuva ácida já é uma realidade em muitos países, destrói monumentos e mata a vida aquática. A chuva é ácida porque sua água lava a poluição do ar carregando muitas substâncias químicas que estavam suspensas.
Muitos países já enfrentam sérios problemas de água potável, importam água limpa e reutilizam várias vezes a água de seus esgotos após reciclados.
A poluição da água é proveniente principalmente de derramamentos de óleo, agrotóxicos das plantações, resíduos de fábricas, esgotos domésticos, utilização sem controle de produtos de limpeza não biodegradáveis...
www.salveoplaneta.com.br
terça-feira, 5 de agosto de 2008

Eis o melhor e o pior de mim
O meu termômetro o meu quilate
Vem, cara, me retrate
Não é impossível
Eu não sou difícil de lerFaça sua parte
Eu sou daqui eu não sou de Marte
Vem, cara, me repara
Não vê, tá na cara, sou portabandeirade mim
Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular
Em alguns instantesSou pequenina
e também gigante
Vem, cara, se declara
O mundo é portátil
Pra quem não tem nada a esconder
Olha minha cara
É só mistério, não tem segredo
Vem cá, não tenha medo
A água é potável
Daqui você pode beber
Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular
(Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Carlinhos Brown )
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
De alguma forma, em meio à pior coisa que poderia acontecer, você precisa encontrar a força de que necessita para perseverar. Você precisa desenvolver a força necessária para dar o próximo passo. Precisa enfrentar o desafio de frente para se dar conta de que o desafio existe para construir, e não para destruir você. Perder um emprego, um lar, uma pessoa amada poder ser uma experiência devastadora. O seu desafio talvez seja um filho problemático ou um membro da família que perdeu o rumo. Qualquer que seja o desafio, ele tem a capacidade de nos desestruturar. Nesses momentos, de alguma forma, você precisa se lembrar de que está à altura da tarefa. Que é suficientemente forte. Que pode confiar na vida para que ela lhe dê a coragem necessária para fazer ou superar o que quer que seja. Por mais doloroso ou assustador que possa ser o problema, você fará o que for necessário, porque não tem outra escolha. Desistir não é uma opção! Pare um momento e respire fundo. Tome consciência de tudo o que está sentindo e pensando. No momento em que você sentir que não vai agüentar, ou não vai conseguir, busque força lá dentro, na essência de seu ser. E lance mão de seu poder, de sua força e da divindade da vida que habitam dentro de você. Repita: “Isto vai me tornar mais forte! Isto vai me dar mais sabedoria!” Esse desafio, seja ele qual for, veio pra lhe ensinar, fortalecer, para fazer de você uma pessoa mais amorosa e capaz de compaixão. Ele não esmagará você. Acredite em si. Acredite na vida. Você vai sair dessa! (Iyanla Vanzant)
domingo, 3 de agosto de 2008

Passamos por momentos na vida em que não sabemos o que fazer, para onde ir ou mesmo o que queremos ou se estamos na direção certa. A vontade é a de nem ir e nem vir, ficar parado. O que será que está acontecendo comigo? Fazemos frequentemente esta pergunta quando estamos numa situação como essa . Então… saiba que está em um dos “momentos”da vida que é para realmente não fazer nada mesmo! Solte-se, relaxe! Talvez seu corpo e também a sua mente, estão lhe pedindo isso, um momento sem exigências e soluções. Sinta os sinais que surgirão…

Vamos lá!Me ensina a caminhar por este caminho
que não sei onde dá.Me ensina a correr e também a me acalmar.A desenhar traços e formas, a fazer caretas.Me ensina a te amar e a nunca a te esquecer.A viver ilusões sem sofrer.Me empresta seu ombro, seu ouvido, o seu tempo.Deixa eu falar, não tenha medo de me escutar.
que não sei onde dá.Me ensina a correr e também a me acalmar.A desenhar traços e formas, a fazer caretas.Me ensina a te amar e a nunca a te esquecer.A viver ilusões sem sofrer.Me empresta seu ombro, seu ouvido, o seu tempo.Deixa eu falar, não tenha medo de me escutar.
Assinar:
Postagens (Atom)