segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

QUANDO PROCURAR PSICOTERAPIA



Alguns segmentos da população brasileira utilizam-se do atendimento psicológico tal como na Europa e nos Estados Unidos. Nestes 25 anos de atendimento clinico vimos um aumento na procura de orientação psicológica a casais, famílias, no esporte e a profissionais em suas carreiras. O trabalho preventivo, as consultas periódicas e frequentes, igualam-se aos países de primeiro mundo na utilização dos trabalhos profissionais dos psicólogos aos dos médicos e dentistas. A psicoterapia auxilia nas crises existenciais, nas crises circunstanciais e nas crises mais graves e patológicas. Visando a melhoria dos relacionamentos interpessoais sociais e afetivos, muitos preconceitos são clareados e amadurecidos incluindo as dificuldades na área sexual, onde se revela eficaz na orientação de problemas mais íntimos. A psicoterapia deve ser procurada sempre que a boa qualidade de vida estiver comprometida por algum conflito ou necessidade de esclarecimento profissional.

PSICOLOGIA CLÍNICA

O psicólogo clínico é um profissional de psicologia que trabalha na área da saúde mental. A sua formação permite-lhe fazer psicoterapia, que a depender da sua abordagem teórica pode ser psicanálise, psicologia analítica, terapia cognitiva-comportamental, dentre outras. O psicólogo, assim como os demais profissionais de saúde, exceto os médicos (ou Médicos psicólogos/Psicólogos médicos - ver Psicologia médica) - em alguns países - não estão profissionalmente capacitados a receitar medicamentos, uma vez que essa é a área da psiquiatria (especialidade da medicina) ou da psicologia médica (especialidade da psicologia/medicina).

Os psicólogos clínicos estudam casos de forma aprofundada tendo por base a anamnese, a introspecção, a observação de comportamento, a associação livre, podendo também utilizar vários outros métodos qualitativos.
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo), cabe agora definir tais termos[3]:

Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.

Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.

Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção - ao contrário, por exemplo, da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto.

Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável".
Mahatma Gandhi

"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo".
Mahatma Gandhi

"Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível".
Mahatma Gandhi

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011


"Quem acha que a psicanálise resolva o enigma humano não entende nada de psicanálise. um dos grandes méritos do genial criador da psicanálise foi o de conceber um sistema teórico aberto que permite o desenvolvimento de suas próprias teorias e a criatividade produtiva de inovadores dentro de sua própria conceituação de sr humano". Mauricio Knobel